Participações de Previ e Opportunity em empresas são desiguais

A troca de participações proposta pelo Opportunity à Previ precisará ser muito bem analisada, pois os pesos de cada empresa na Telemar, Brasil Telecom, Telemig e Amazônia Celular são muito diferentes.
Exceto no caso da Telemar, o Opportunity tem o controle em todas as operações que seriam envolvidas na troca, e são pequenas as chances de, na Justiça, a Previ reverter esta situação a curto prazo. O grupo de Daniel Dantas propõe à Previ ceder sua participação na Telemar em troca das outras participações, em condições a serem avaliadas. O Opportunity, contudo, participa da Telemar por meio de uma empresa chamada Lexpart, que tem 13,37% das ações ordinárias da holding Telemar Participações S.A. Na Lexpart, por sua vez, o Opportunity tem 19% das ações e o restante ainda pertence, oficialmente, à Inepar S.A., até que as debêntures conversíveis possam ser convertidas em favor do grupo de Daniel Dantas, o que se espera para julho. Nos 19% que tem da Lexpart, o Opportunity participa via vários fundos, incluindo o CVC/Opportunity Equity Partners LP (CVC Cayman), CVC Opportunity Equity Partners FIA (CVC Nacional, onde a Previ tem das cotas 26,92% e os demais fundos têm quase todo o restante) e Opportunity Fund de Cayman, cuja lista de cotistas é sigilosa.
Já a Previ participa da Telemar via Fiago, que tem 19,9% das ON da holding controladora. Dentro da Fiago, a Previ é cotista em 52%. A fundação também participa da Telemar por meio das empresas Brasilcap, Brasil Veículos e da própria Inepar S.A. Se aceitasse a oferta do Opportunity e somasse todas as suas participações diretas e indiretas, a Previ teria, sozinha, quase 25% das ações ordinárias da Telemar Participações, o que é o mesmo que tem hoje o BNDES.

Notícias relacionadas
Nas outras empresas envolvidas numa eventual troca, a participação da Previ é também considerável. Se aceitasse a proposta do Opportunity, o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil abriria mão, na Brasil Telecom Participações, de até 27,5% das ações ordinárias da Invitel, que tem 19% das ON da Solpart, controladora da BrT Participações. Além disso, a Previ tem diretamente, em ações ordinárias da Brasil Telecom Participações S.A., 5,2%.
No caso da Telemig Celular e Amazônia Celular, a Previ tem, direta e indiretamente, mais de 30% da Newtel, que controla as duas operadoras por meio da Telpart. E tem ainda, diretamente na Telemig Celular Participações S.A e Tele Norte Celular Participações S.A., cerca de 5% de ações ordinárias.
A vantagem para a Previ de um acordo seria poder pleitear algum poder de voz na Telemar, hoje impedido pela Anatel por conta da presença na Brasil Telecom. Para o Opportunity, seria a chance de se livrar do último sócio forte, depois de ter conseguido acertar seus ponteiros com TIW e Telecom Italia, que desistiram das respectivas brigas e entregaram suas participações por valores bastante inferiores aos investimentos inciais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!