A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) anunciou Andriei Gutierrez como seu novo presidente, eleito para um mandato de três anos.
Gutierrez, com experiência em governança digital, proteção de dados e regulação tecnológica, assume a liderança com o objetivo de reposicionar o setor de TI e impulsionar a inovação no Brasil.
O novo presidente da entidade é doutor em Ciência Política e Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e em Sociologia pela Université de Provence (França). Ele já foi líder a área de Relações Governamentais e Políticas Públicas para a América Latina na Kyndryl e gerente e diretor da área de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios da IBM.
A nova direção
A eleição, que ocorreu na tarde da última segunda-feira, 25, também designou os demais membros da diretoria da ABES, composta por executivos experientes do mercado de software e tecnologia.
Ricardo Caldas, CEO da Ativu Technologies, é o novo vice-presidente. Nas vice-presidências regionais, o pleito elegeu Flavia Brito como vice-presidente regional para o Nordeste; Jeovani Salomão, para a vice-presidência regional do Centro-Oeste; e Marcia Lippert, como vice-presidente regional para o Sul.
Já como novos diretores estatutários, Daniella Caverni, Flávia Brito e Francisco Camargo ocupam, respectivamente, os cargos de diretora administrativa, diretora secretária e diretor tesoureiro para os próximos três anos.
Como diretores adjuntos, assumem Lauro de Lauro (Comunicação e Marketing), José Maurício (Caixa de Assistência das Empresas de Software e Serviços Complementares do Brasil – CAESBRA) e Vanda Scartezini (Internacionalização e ICANN – Internet Corporation for Assigned Names and Numbers).
Na ocasião, a entidade renovou seu Conselho Deliberativo. Paulo Milliet Roque e Rodolfo Fücher assumem como presidente e vice-presidente do Conselho, respectivamente. E, como conselheiros, Daniella Caverni, Jorge Sukarie Neto, Paulo Milliet Roque (último presidente da ABES), Carlos Sacco, Rodolfo Fücher, Francisco Camargo, Vanda Scartezini, Francisco Soeltl, Flávia Brito, Onivaldo Roncatti, Sergio Boacnin, Gerson Schmitt, José Bublitz Machado, Lauro de Lauro, Werter Padilha, Claudio Nastasi e Rubens Souza Meyer.
Prioridades
Entre as prioridades da nova gestão estão:
- reposicionar o setor de tecnologia e impulsionar a inovação no Brasil;
- fortalecer a soberania digital do País;
- ampliar o impacto da ABES no cenário nacional e internacional.
"O Brasil é um País digital, com um povo criativo, conectado e aberto à experimentação. Com um ecossistema tecnológico diverso e competitivo, temos todas as condições para nos tornarmos uma das maiores potências globais em TI. A ABES trabalhará em conjunto com entidades parceiras e com o poder público para construir políticas públicas eficazes, fomentar a inovação e posicionar o Brasil entre os principais players mundiais do setor", declara Andriei Gutierrez.
Além disso, o novo presidente defende "um posicionamento regulatório e geopolítico pragmático e estratégico, que valorize o desenvolvimento da tecnologia nacional, ao mesmo tempo em que promova um ambiente de negócios aberto, que não discrimine ou imponha barreiras à tecnologia estrangeira". O objetivo, segundo ele, é fomentar um ecossistema digital plural, moderno e conectado às melhores práticas globais.