Ernesto Araújo agora afirma que Brasil não aderiu à Clean Network de Trump

Na audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados que aconteceu na quarta-feira, 24, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disse que o Brasil não chegou a aderir de fato ao programa "Clean Network", do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e que já foi abandonada pela atual administração Joe Biden. Mas ele disse que concordava com os princípios de segurança e privacidade que o projeto se propunha a defender para as redes de 5G no mundo.

Araújo disse que o 5G é um tema lateral e que a preocupação do governo é de ter um sistema seguro, que respeite a legislação e as liberdades fundamentais, independente de quem seja o provedor. "E essa era a ideia de Clean Network, que nós não aderimos e apenas manifestamos a nossa concordância com os princípios de segurança e privacidade, que estão previstos na nossa Constituição".

A afirmação de Araújo foi em resposta à deputada Perpétua Almeida (PcdoB-AC), que questionou o chanceler acerca da suposta adesão do Brasil à iniciativa americana. Almeida foi taxativa ao perguntar se era dele ou do presidente da República o desejo de excluir a China e de prejudicar a Huawei na implantação do 5G no Brasil. Ela lembrou que Araújo havia se comprometido em apoiar os princípios da Clean Network, um projeto dos Estados Unidos para excluir a gigante chinesa de oferecer equipamentos para o 5G.

Notícias relacionadas

Ainda sobre a China, Araújo alegou possuir uma boa relação com agentes diplomáticos chineses. Porém, lembrou que houve problemas com o Embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, mas diz que já foram solucionados.

Brasil na lista

No começo de janeiro, apuração do TELETIME mostrou que o Brasil constava, oficialmente, na lista de países que teriam aderido à doutrina Clean Network, promovida pelo governo Trump. Desde 18 de novembro, o Brasil passou a constar oficialmente na página dedicada ao programa como um dos países apoiadores, incluindo uma frase do chanceler Ernesto Araújo. Porém, desde o início da administração Biden, o site Clean Network está fora do ar. Naquela mesma semana, Ernesto Araújo tinha voltado a trocar mensagens elogiosas com o secretário de Estado dos EUA, Mark Pompeo, no Twitter.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!