5G: EUA adiam leilão de 3,5 GHz por conta do coronavírus

A Federal Communications Commission (FCC) dos EUA anunciou nesta quarta-feira, 25, que adiou um leilão de espectro em 3,5 GHz para 5G que teria início no dia 25 de junho. Segundo a reguladora, a alteração é necessária para garantir mais tempo para o planejamento das participantes, além de proteger a segurança de funcionários da agência em meio à pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Dessa forma, a primeira licitação de banda média do país foi remarcada para iniciar no dia 23 de julho. "Muitos norte-americanos tiveram que tomar decisões difíceis sobre como fazer negócios neste ambiente de rápidas mudanças, e a com a FCC não foi diferente", afirmou o presidente do conselho do órgão regulador, Ajit Pai. Um processo licitatório de licenças FM marcado para o fim de abril também foi adiado, mas sem nova data definida.

Em nota, a agência afirmou que segue comprometida em realizar o leilão de 3,5 GHz ainda no verão do hemisfério norte (que vai até 23 de setembro). A licitação de número 105 da FCC deve disponibilizar 100 MHz entre 3,55 GHz e 3,65 GHz. De maiores dimensões, um segundo de leilão de banda média que trará o 3-7-4,2 GHz está previsto para dezembro, exigindo uma conturbada limpeza da faixa por parte das operadoras de satélite locais. Até o momento, as faixas disponibilizadas para o 5G no país foram as de 24 GHZ, 28 GHz, 37 GHz, 39 GHz e 47 GHz.

Notícias relacionadas

Além dos EUA, a crise gerada pelo coronavírus também afetou o cronograma 5G de Portugal, que cancelou consulta pública sobre o tema após pedidos das principais operadoras do país. Já na França, as autoridades de telecomunicações admitiram que a pandemia deve impedir que um certame de espectro marcado par abril ocorra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!