Vivo vê smart grids como oportunidade para crescimento no mercado de M2M

A Telefônica/Vivo mantém sua estratégia de alavancar sua participação no mercado de comunicação máquina-a-máquina (M2M). A operadora obteve crescimento de 90% no mercado brasileiro em um ano e, atualmente, conta com 29,2% de participação, com 2,447 milhões de acessos, atrás da Claro (com 43,9% e 3,640 milhões de conexões). Para tanto, aposta na parceria com a indústria de utilities para a implantação de smart grids e smart meterings.

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O gerente de desenvolvimento de negócios, M2M e nuvem da Telefônica Digital, Eduardo Takeshi Ohmachi, diz que o setor energético deixa de faturar R$ 8 bilhões por ano com ligações clandestinas, os chamados "gatos", e que isso poderia ser revertido com as novas tecnologias. "Isso é muita coisa. Tem aspecto social, mas a tecnologia é um fator importante (de mudança)", declara. Ele enxerga uma sinergia na junção das duas indústrias, com potencial para chegar a 72 milhões de consumidores. "Elas (telecom e utilities) têm muito em comum, como a questão regulatória, grandes investimentos e pressão para baixar custos operacionais."

Com essa sinergia, será possível também obter novos modelos de negócio, como a cobrança da tarifa energética de forma pré-paga. "Temos ainda (tarifa diferenciada para o abastecimento) de veículos elétricos e para horários de uso", lembra. A junção com o governo para smart cities e com o setor automotivo permitirá ainda mais oportunidades. "A principal missão no M2M é juntar os principais ativos da empresa para atender os clientes", declara. "Smart meter não é um contrato de três anos, é de dez, 15 anos, e o cliente não pode ter insegurança se o provedor de serviço estará aqui depois desse tempo."

Mas Ohmachi reconhece que há desafios a serem transpostos. "O que temos escutado das utilities é que a conectividade não é tão boa. Sabemos disso e o que temos feito é abordar o mercado como um provedor de conectividade", diz ele. "Não queremos estar de fora desses negócios."

A companhia também investe na criação de um ecossistema e começou a distribuir um kit de Internet das Coisas para desenvolvedores durante a Campus Party em fevereiro deste ano. "Não dá para fazer uma solução de M2M sozinho, então estamos sempre abertos a parcerias", diz Ohmachi.

Soluções

Como exemplo de iniciativas atuais no mercado de M2M, a Telefônica conta com plataforma Vivo Gestão de Frotas,  que traz aplicativos para monitorar localização de veículos, e de automação residencial (aproveitando a rede interna de Wi-Fi para estabelecer uma comunicação ad hoc entre câmeras de vigilância, sensores e controles remotos).  Na área financeira, a operadora utiliza o acessório e aplicativo Mobile POS para transformar smartphones em pontos de venda para leitura de cartões e realização de transações.

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