Preço médio do minuto móvel caiu 18% em 2012, diz Telebrasil

O preço médio do minuto da telefonia celular no Brasil caiu 18% em 2012. De acordo com dados da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), o preço médio do minuto da telefonia móvel, com impostos, caiu de R$ 0,21 no de fim 2011 para R$ 0,17 em dezembro de 2012. No mesmo período, o índice que mede o tempo médio mensal de uso do celular por usuário (MOU, na sigla em inglês) subiu 9%, passando de 115 minutos para 125 minutos. Nos últimos cinco anos, pelas contas da associação, a queda no preço do minuto foi de 56% e o aumento no MOU chegou a 52%.

Notícias relacionadas
O levantamento mostra ainda uma evolução no acesso à Internet pela rede móvel. Em 2007, a receita com tráfego de dados pelo celular representava 8% da conta média do brasileiro e, no ano passado, subiu para 22% da conta média. Projeção da Cisco indica que o volume de dados na rede móvel por usuário vai crescer 60% ao ano até 2017.

A forte competição, aliada aos ganhos de escala, tem sido fator importante para impulsionar a queda dos preços. De acordo com Índice de Herfindahl-Hirschman (IHH), que avalia o grau de concentração de um segmento, o mercado brasileiro de telefonia móvel é um dos mais competitivos do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!