Senado estuda nivelar ICMS em telecom

O estudo produzido pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) que concluiu que as tarifas de telefonia brasileiras estão entre as mais caras do mundo pode acabar gerando um efeito positivo para o setor. O grupo de trabalho criado pela Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado Federal para estudar o caso concluiu que parte do problema está nas altas alíquotas de ICMS que incidem sobre os serviços de telefonia em alguns estados. Essa constatação pode levar o grupo a sugerir alterações no sistema tributário do setor, pegando embalo nas discussões da reforma tributária, ainda em condução na Câmara dos Deputados.
Para o coordenador do grupo, senador Gerson Camata (PMDB/ES), o peso dos tributos tem efeitos nocivos na expansão da telefonia no Brasil. "Vários brasileiros estão sendo excluídos das telecomunicações porque alguns estados sobretaxam o serviço", afirmou o parlamentar, citando como exemplo o estado de Rondônia, onde a alíquota de ICMS é de 38%. Neste nível, o imposto gera um impacto final nas contas de aproximadamente 56%, já que o ICMS incide após a aplicação de outros encargos federais. Em média, os impostos têm um impacto de 40% nos serviços de telecomunicações.
Na opinião de Camata, se a Constituição Federal deu ao Executivo a responsabilidade exclusiva sobre os serviços essenciais (como telecomunicações, energia, saúde, saneamento, entre outros), o governo também teria o poder de mexer nas alíquotas de imposto que incidem sobre estes serviços, mesmo o ICMS sendo da alçada estadual. "Se cabe ao governo disciplinar as telecomunicações, cabe também ao governo organizar a cobrança do ICMS nesse serviço. Há hoje uma discrepância entre os estados que precisa ser revista", alegou. "Acho que tem que unificar sim".

Notícias relacionadas
Debates
A estratégia de encampar a unificação das alíquotas de ICMS sobre telecomunicações pode ser encaixada na reforma tributária, em discussão na Câmara, segundo Camata. No momento, o texto em debate, encaminhado pelo governo ao Congresso, não possui iniciativa nesse sentido. Além de apostar na reforma, o próprio Senado deve ampliar a discussão sobre o tema na CCT. Camata pretende apresentar um relatório prévio do trabalho do grupo até o final de abril. E, a partir desse material, organizar audiências públicas para a discussão dos tributos sobre os serviços públicos.
Inicialmente, o senador pretende chamar para os debates representantes do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), das operadoras de telefonia, da Anatel, do Ministério das Comunicações e membros da consultoria do Senado Federal. O grupo também tem se dedicado a esclarecer a metodologia utilizada pela UIT na pesquisa sobre os preços da telefonia no mundo. Há uma suspeita de que a carga tributária não foi considerada na coleta de todas as tarifas dos países pesquisados. No caso do Brasil, os tributos estariam incluídos, o que teria sobrecarregado os preços brasileiros na análise em comparação com outros países.
Internet
O grupo de Senadores vem estudando ainda a oferta de internet em banda larga pelas empresas nacionais, especialmente as operadoras móveis. A crítica de Camata nessa área é com relação à discrepância entre a velocidade dos modems anunciada pelas empresas e a real taxa de transmissão obtida nas conexões. Para o senador, se não há garantia de que as taxas de transmissão serão correspondentes à velocidade anunciada, as empresas deveriam divulgar em seus anúncios os valores possíveis de serem atingidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!