Como resultado da expansão internacional, a norte-americana PlayPhone inaugurou oficialmente seu portal de conteúdo móvel no Brasil. A empresa é agregadora de conteúdo D2C (Direct to Comsumer) e parceira de marcas como Disney, Sony BMG, Universal Music, New Line Cinema, Paramount Pictures, Platinum Studios, Cartoon Networks, Sega, Vivendi, Gameloft, entre outras. Ron Czerny, CEO da PlayPhone, que está no Brasil para participar do fórum promovido pela Mobile Marketing Association, em São Paulo, disse que já firmou parcerias com as operadoras Claro, BrT, Oi, TIM e Vivo e que o próximo passo será agregar entre 20% a 30% de conteúdo brasileiro.
Sobre a tendência do assinante brasileiro procurar conteúdo móvel principalmente no portal das operadoras, Czerny acredita que o País seguirá o caminho mundial em que os portais independentes já são predominantes. No Japão esses portais representam 90% da venda de conteúdo e 70% na Europa. Mesmo assim a empresa já garantiu presença no site da BrT e da Claro, e prevê presença também em outros portais como o do Cartoon Networks, para atingir a faixa infantil.
O conteúdo é oferecido aos usuários pelo site da empresa (www.playphone.com.br) ou portal Wap no modelo de assinatura: custa R$ 5 por semana para até 10 downloads em um mês. Mundialmente 50% da receita da empresa vem de downloads de jogos, enquanto no Brasil o campeão é o ringtone, seguido pelo wallpaper.
Serviços móveis