TIM propõe grupamento seguido de desdobramento de ações

(crédito: Freepik)

A TIM Brasil planeja realizar um procedimento de grupamento de ações ordinárias na proporção de 100 papéis para um, seguido de um desdobramento na proporção inversa.

A proposta apresentada pelo conselho de administração será deliberada pelos acionistas da tele em Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária (AGOE) marcada para o dia 27 de março.

Em fato relevante divulgado na noite de segunda-feira, 24, a TIM explicou que, caso o procedimento seja ratificado, uma ação agrupada corresponderá, após o desdobramento, a 100 ações.

Notícias relacionadas

De acordo com a TIM, o procedimento visa a aumentar a liquidez nas negociações com suas ações, diminuir despesas operacionais e administrativas relacionadas à sua estrutura acionária, proporcionar maior eficiência na gestão da base de investidores e na distribuição de proventos, além de melhorar o registro de ações e a prestação de informação aos acionistas.

A TIM informou que a medida não altera o valor do capital social da empresa, tampouco o número total de ações. Dessa forma, não será necessário alterar o estatuto social da operadora.

Além disso, a operação não afetará os ADRs (American Depositary Receipt), papéis que representam os valores mobiliários negociados no mercado dos Estados Unidos. Na prática, os ADRs da TIM continuarão a ser negociados na proporção de cinco ações ordinárias para um ADR.

A tele ainda ressaltou que a operação será aplicada a todos os acionistas e que não modifica os direitos conferidos pelas ações de emissão da companhia a seus titulares. Segundo o mercado, as operações combinadas visam a melhorar a gestão da base acionária e deixar as ações com um valor unitário mais acessível, também favorecendo o acesso de pequenos investidores.

Implementação

A TIM informou que, caso a proposta seja validada, o início do procedimento de grupamento de ações deverá ocorrer em até três meses contados da data da assembleia.

Com a data definida, os acionistas terão prazo de pelo menos 30 dias para compor suas ações em lotes inteiros múltiplos de 100, operação chamada de "prazo de ajuste de posição". Após esse período, as frações de ações detidas por acionistas que não tenham ajustado a posição serão agrupadas em números inteiros e vendidas em leilão na B3.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!