Fust ganha novos agentes financeiros, entre bancos estaduais e privados

O Conselho Gestor do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) formalizou o ingresso de seis novos agentes financeiros para operação de recursos do fundo, incluindo bancos estaduais e regionais de fomento e players privados.

Os credenciamentos dos novos agentes foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 25. São eles:

    Notícias relacionadas
  • Agência de Fomento do Estado da Bahia S/A – Desenbahia
  • Agência de Fomento do Estado de São Paulo S.A. – Desenvolve SP
  • Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo – BANDES
  • Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE
  • Central de Crédito e Investimento com Interação Solidária – Central Cresol Sicoper
  • Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento Efi S.A – Efí Bank

A ampliação dos agentes financeiros do Fust com inclusão de bancos estaduais de fomento e outros entes era algo que já estava nos planos do governo. Até então, o fundo tinha como operadores o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

O Fust é alimentado com recursos das operadoras de telecomunicações e passou a ter desembolsos consistentes para projetos do setor em 2023. Para 2025, o orçamento previsto para o instrumento é de R$ 1,08 bilhão.

Entre os focos dos recursos estão o atendimento de áreas não cobertas, projetos de conectividade na educação, saúde e áreas rurais, apoio a fornecedores e pequenas operadoras, financiamento para situações de emergência e também de infraestrutura em rodovias e de data centers.

Confira um pouco sobre os seis novos agentes financeiros:

  • Desenbahia – Instituição financeira vinculada à Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia. Tem foco dirigido ao financiamento das micro, pequenas e médias empresas e ao microcrédito.
  • Desenvolve SP – Agência de fomento do governo de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico paulista. Por meio de programas e linhas de crédito com condições diferenciadas, financia atividades de micro, pequenas e médias empresas.
  • Bandes – Instituição pública capixaba cuja missão é financiar investimentos produtivos e estruturar soluções financeiras que viabilizem empreendimentos estratégicos para o desenvolvimento do Espírito Santo.
  • Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) – Banco fundado pelos governos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, é uma instituição financeira pública de fomento, controlada conjuntamente pelos três estados do Sul e possuindo autonomia financeira e administrativa.
  • Central Cresol Sicoper – Uma das centrais que compõem a Cresol Confederação, atende atualmente 1.420 municípios nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco e Maranhão. Possui 257 agências de relacionamento e mais de 272 mil cooperados.
  • Efí Bank – Banco digital especializado em serviços e tecnologia de meios de pagamento para empresas, reporta mais de 500 mil clientes e movimentação de R$ 27 bilhões em 2023. Tem sede em Ouro Preto (MG) e escritórios em São Paulo e Recife, somos a melhor Instituição Financeira para trabalhar.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!