Publicidade
Início Newsletter Anatel inciará a reavaliação das regras de aplicação de recursos do Fust...

Anatel inciará a reavaliação das regras de aplicação de recursos do Fust para banda larga

Foto: Pixabay

O Conselho Diretor da Anatel aprovou por decisão unânime em reunião realizada nesta quinta-feira, 25, a inclusão da reavaliação da regulamentação de operacionalização dos recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) na Agenda Regulatória 2021-2022.

Com isso, os recursos do Fundo, que apenas em 2020 arrecadou mais de R$ 900 milhões, poderão ser investidos na promoção da banda larga no País. A previsão é que a consulta pública sobre o tema seja aberta no segundo semestre de 2021, e a nova norma, no primeiro semestre de 2022.

A inclusão desse item na Agenda Regulatória faz parte do processo de implementação da Lei nº 14.109/2020, publicada em dezembro de 2020. A nova lei libera os recursos do Fundo para ser utilizado na ampliação do acesso à Internet.

Notícias relacionadas

Segundo o relator, conselheiro Vicente Aquino, a Lei eliminou a restrição ao uso de recursos do Fust – que antes era destinado à telefonia fixa e, agora, pode atender à demanda por outros serviços de telecomunicações, como a banda larga. O Fundo é composto pela cobrança de 1% da receita operacional bruta das prestadoras de serviços de telecomunicações, deduzidos os impostos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile