Telefônica e Microsoft querem inteligência artificial nas residências

(Matéria originalmente publicada no Mobile Time) A Telefónica e a Microsoft firmaram uma parceria para ampliar aplicações baseadas em inteligência artificial e na chamada "quarta plataforma" da tele nas casas conectadas. O primeiro projeto conjunto foi a plataforma de assistência digital Aura, anunciada pela Telefônica em 2017 e desenvolvida em cima da plataforma Azure, da Microsoft. O anúncio da ampliação da parceria foi feito nesta segunda-feira, 25, durante o MWC 2019, que acontece esta semana em Barcelona.

Alguns exemplos de serviços com Aura, chamados de Aura Living Apps, foram apresentados por Chema Alonso, CDO da operadora.  Tais como: Movistar Car, que envia mapa do carro para a TV; Smart Wi-Fi, capaz de controlar dispositivos da casa em telas conectadas; Telefónica Cloud, que transmite imagens armazenadas na nuvem para as telas; Aura com Atlético de Madrid, que transmite informações do time para telas conectadas; a compra em segunda tela com o El Corte Inglés ; e o check-in de voos da Air Europa em telas conectadas.

De acordo com José Maria Alavaréz-Palette, presidente do conselho e CEO da Telefónica, a ideia é mudar a rede como conhecemos. Além de inserir soluções de rede como fibra e 5G, a companhia vê que ao adicionar uma camada de inteligência artificial, a rede ficará mais robusta, pois aprenderá com dados de consumo dos usuários.

"A próxima fase da nossa parceria com a Telefónica será em incrementar o uso de AI para o usuário. É o caso de levar o ecossistema da Aura para casa", completou Satya Nadella, CEO da Microsoft. "Eu acredito firmemente que a próxima fase do AI será baseado em confiança. Mas isso eu vejo como algo que se conquista, não que você pede. Você precisa ganhar isso todo dia. É por isso que fazemos soluções e parceria como essa, para alcançar o consumidor".

Além de aplicações para casa, as duas companhias devem explorar os serviços de atendimento ao cliente, redes sociais e serviços web entre outros. Também está programado a criação de um grupo de trabalho em conjunto para desenvolver propriedades intelectuais de IA e machine learning para diminui otimizar a performance e reduzir custos da rede.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.