O que foi destaque e o que sumiu no MWC, em Barcelona

O Mobile World Congress deste ano, realizado em Barcelona, foi um bom termômetro para mostrar as tecnologias que se consolidaram, as que estão em fase terminal e aquelas que serão destaque nos próximos anos. A estrela do show, sem dúvida, são as primeiras indicações do que será a tecnologia de 5G, que deve começar a ganhar produtos comerciais a partir do ano que vem ou 2018, a medida que ficarem mais claras as especificações. Já a tecnoligia de 4G (LTE) , que hoje domina as implementações de redes entre os operadores, perdeu o destaque, sendo substituída com lançamentos do chamado LTE-Advanced e do LTE-Advanced Pro, que são versões robustecidas do LTE com agregação de frequência. Mas mesmo algumas soluções que serão utilizadas no 5G, como Massive Mimo (múltiplas antenas) e cloud base-station, beam shaping (tecnologias que permitem o direcionamento em tempo real das transmissões) já estão sendo demonstradas em cima de redes 4,5G. Essa é uma das apostas da Huawei, por exemplo. Em tese, estas tecnologias intermediárias permitirão conexões móveis de até 1 Gbps e latência na casa dos 10 ms. A fabricante chinesa, por outro lado, propõe algumas soluções que não são consensuais entre todos os fabricantes, como o "slicing" de frequências, que é o uso de faixas específicas para serviços com qualidade de serviços diferentes.

As tecnologias 3G, que até o ano passado ainda apareciam aqui e ali com algum sinal de evolução, parecem ter chegado ao fim do  seu ciclo de inovação e tendem a ser substituídas pelo LTE, assim como o 2G, cujas aplicações de voz tendem a ir para o VoLTE e de dados para o NB-LTE.

Algumas tecnologias de rede se consolidaram e já não recebem o destaque que tiverem no passado, ainda que estejam sendo massivamente demandadas pelas empresas. É o caso de soluções de SDN (redes definidas por software) e NFV (vistualização de funções da rede), ou das plataformas de small-cells e redes heterogêneas. São parte importante do portfólio dos fornecedores e da lista de projetos das operadoras, mas não estão mais na vitrine principal do show.

Notícias relacionadas

Do ponto de vista das aplicações, a onda dos wearables parece ter perdido o fôlego, com pouca ou nenhuma novidade relevante, mas as aplicações de realidade virtual e realidade aumentada estavam por toda parte, assim como aplicações de IoT .

1 COMENTÁRIO

  1. Como na maioria da feiras internacionais as inovações, que são as 'tecnologias que estão dando certo', são 'marketiadas' mas sem apresentar conceitos objetivos com referências concretas. Ninguém entrega o ouro para o concorrente, os participantes ficam mais eruditos, falantes, entretanto sem aumentar a sua cultura produtiva. As palestras acabam quando deviam estar a começar.É um show de networking mas difuso e sem memória. Valem para agendar futuros encontros.É um negócio virtual.E sem saber chinês a comunicação com a atual maior economia do mundo tende a zero !O inglês técnico dos chineses, que ainda falam baixo, é incompreensível ! Vale somente para entregar na volta relatórios que impressionam mas que perdem a validade em pouco tempo. Enfeitam as estantes com pouco resultado.Por isso recomendo como melhor alternativa a participação em convenções de debates com lideres setoriais locais de 'notório saber', que conheçam o mercado. As crises atuais exigem soluções competitivas em curto prazo. Simples assim.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!