LTE voltado para aplicações de baixo consumo de dados ganha destaque entre fornecedores

LTE é uma tecnologia normalmente associada a altas velocidades de transmissão de dados e à banda larga móvel, mas ela já está sendo adaptada a um outro desafio das redes atuais: ao grande volume de conexões, que não necessariamente demandam grandes velocidades. Esse é um cenário muito comum no ambiente da Internet das Coisas, em que dezenas de milhares de sensores conectados, por exemplo, podem estar presentes em uma área geográfica restrita a uma célula. Por exemplo, sensores de monitoramento de agricultura ou trânsito. Para atender a este tipo de problema devem começar a surgir no mercado, ainda este ano, os primeiros módulos de comunicação entre máquinas com a tecnologia NB-LTE (Narrow Band LTE), destaque nos portfólios dos principais fornecedores no Mobile World Congress de 2016, que aconteceu esta semana em Barcelona. A Huawei, por exemplo, está dando grande ênfase a essa tecnologia como parte de um caminho alternativo para a oferta de soluções de IoT que não precisem esperar o desenvolvimento completo da tecnologia de 5G.

As redes NB-LTE visam substuir aplicações de dados que hoje rodam em redes 2G (GPRS) ou 3G, como máquinas de pagamenos, sensores de rastreamento ou outros dispositivos conectados. A vantagem do NB-LTE é a possibilidade de alocar uma portadora de dados de 200 kHz, o que é uma faixa muito estreita do espectro, permitindo o uso inclusive de pedaços de bandas de guarda que as operadoras têm disponíveis (faixas do espectro que ficam ociosas para evitar interferências com faixas adjacentes de outros provedores). O NB-LTE também otimiza o uso de bateria, permitindo que sensores funcionem por anos com a a energia equivalente a uma pilha alcalina. E, mais do que isso, é uma tecnologia que permite dezenas de milhares de conexões a uma mesma célula. Para se ter uma ideia, uma típica célula de celular normalmente está preparada para no máximo 2 mil usuários simultâneos. A tecnologia també resolve um problema que as operadoras já começam a enfrentar com o final do ciclo de desenvolvimento das tecnologis 2G e 3G. Os equipamentos deixam de ter a escala que justifique o investimento e as operadoras naturalmente tendem a substituir as redes 2G e 3G pelas redes LTE (4G).

A Nokia também aposta nesse tipo de solução, e está apresentando ainda uma outra alternativa para a comunicação entre máquinas chamada de e-MTC (Machine Type os Communication). Trata-se de uma implementação LTE, mas com portadoras de 1,4 MHz, voltada para a comunicação entre máquinas com baixas taxas de transmissão de dados e altíssima otimização no consumo de energia.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!