Sem nenhum tipo de aviso a não ser um misterioso anúncio para a imprensa internacional na semana passada, a Motorola lançou nesta quarta-feira, 25, inclusive no Brasil, a segunda geração de seu smartphone de entrada, o Moto E. Como novidade, além de já chegar com o sistema Android na versão 5.0.2 Lollipop, há a compatibilidade com a rede 4G e um processador quad-core Snapdragon 410 de 1,2 GHz – o antigo era um Snapdragon 200 – e uma tela levemente maior (4,5 polegadas, contra 4,3 polegadas anteriormente).
Entretanto, essa versão com 4G vem com um peso: o preço sugerido agora é de R$ 699, contra os R$ 599 da primeira geração, que vinha com 8 GB e recursos dualSIM, DTV e rádio FM.
Nas mãos, em um teste rápido – uma unidade do aparelho na versão LTE foi enviada pela Motorola para testes – foi possível perceber que o aparelho mostra um desempenho fluido e com boas respostas. O sistema Lollipop garante ainda notificações e recursos melhorados em relação à versão anterior.
A Motorola destaca ainda uma nova bateria de 2.390 mAh, que alega "durar o dia todo", usando como parâmetro testes realizados pela empresa em abril do ano passado com "uso misto" de um perfil médio de consumidor. A versão de 2013 do smartphone contava com 1.980 mAh, mas a empresa também dizia que contava com duração de um dia inteiro de uso.
O Moto E também passa a contar com câmera dianteira VGA para as "selfies", além da lente traseira, que mantém os 5 megapixels. Vale ressaltar que a companhia incorporou o gesto de "chacoalhar" o aparelho para ativar o app de câmera, como visto no Moto X e no Moto Maxx, dispositivos high-end da companhia. O armazenamento também recebeu uma injeção: agora há modelos de 8 GB e 16 GB, expansíveis via microSD para até 32 GB.
Mantidos estão os recursos de rádio FM e de TV digital no padrão móvel 1-seg. Na tela do aparelho, que tem resolução qHD (960 x 540 pixels), assistir à DTV aberta fica uma experiência muito mais natural do que em smartphones high-end com o mesmo recurso. Além disso, o aparelho continua compatível com dois SIMcards simultâneos, geridos pelo sistema automático da Motorola. Ele continua também resistente à água (mas não à submersão, como os demais smartphones da empresa) e vem com duas "bands" (espécie de bumper, que envolvem o aparelho) adicionais em cores diferentes.
O novo Moto E está sendo lançado nesta quarta-feira globalmente em 50 países na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia. No Brasil, ele chega a partir deste final de semana nas próprias lojas da Motorola (online e quiosque), disponibilizado em operadoras e demais varejistas na próxima semana.