Cunha promete para abril votação do PL da terceirização

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, afirmou, nesta quarta-feira (25) que o projeto de lei que regulamenta a situação de trabalhadores terceirizados (PL 4330/04) será pautado no Plenário logo em seguida à Semana Santa, no início de abril. A proposta, que ainda aguarda análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidad ania (CCJ), será levada diretamente ao Plenário. “Mesmo que a CCJ não resolva, a gente leva para o Plenário”, ressaltou o presidente. Trata-se de um tema de grande interesse das empresas de telecomunicações e call center, que utilizam grande contingente de profissionais terceirizados.

Notícias relacionadas
Cunha, que se reuniu nesta manhã com representantes de centrais sindicais, disse que acertou com eles o mês de março para debater o assunto. A proposta teve sua tramitação marcada pela polêmica e, por diversas vezes, sua votação na CCJ foi inviabilizada pela oposição dos trabalhadores.

Os principais pontos questionados são a permissão para que toda e qualquer atividade seja terceirizada; a criação de um sistema paralelo de sindicalização; e a liberação da responsabilidade solidária da empresa contratante caso a empresa de terceirização não cumpra as obrigações trabalhistas.

Call center

Desde outubro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a tramitação das ações que discutam a validade de terceirização da atividade de call center pelas concessionárias de telecomunicações. O pedido se deu no Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 791932, com repercussão geral reconhecida, do qual o ministro O Teori Zavascki é o relator. Mas ainda não há prazo para decisão do STF.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!