Miro nega documento com críticas ao setor de telecomunicações

O ministro das comunicações, Miro Teixeira, negou que um documento contendo críticas duras ao modelo de telecomunicações brasileiro e à Anatel tenha sido produzido pelo ministério, conforme notícia veiculada pela Agência Estado nesta terça, dia 25. O documento está disponível em www.aesetorial.com.br/ext/man/tele.pdf . Segundo Miro, o ministério recebe uma série de documentos com críticas e diagnósticos do setor e que algumas idéias contidas em alguns destes papéis podem ser repassadas para o Palácio do Planalto. Mas garantiu que o conteúdo do documento não reflete o pensamento do governo sobre o setor.
Entre as críticas contidas no documento, uma das mais fortes é a de que o modelo de telecomunicações se exauriu por não ter chegado nem à competição nem à universalização. O ministro discorda. Para ele, o setor está em evolução.
O ministro Miro Teixeira disse ainda que não tem qualquer problema de relacionamento com a Anatel e que está convivendo "sem embaraços" com a agência. Miro afirmou que não acredita que deva haver problemas de conflitos de poder ou de qualquer outra natureza com a agência.

Notícias relacionadas
Ao tomar conhecimento do documento, o presidente da Anatel, Luiz Guilherme Schymura, comentou com cautela o seu conteúdo. Para Schymura, o setor de telecomunicações está sempre se renovando e não pode ser considerado esgotado. Ele também não considera que o conteúdo e divulgação do documento tenha como finalidade enfraquecer a agência perante o novo governo.
"Se há um incômodo do Governo Federal, a melhor coisa a se fazer é sentar e conversar. A agência tem uma experiência de cinco anos com o governo anterior. Agora precisamos saber como este governo quer trabalhar com a Anatel". Schymura afirmou que vai marcar um encontro com o ministro Miro Teixeira para tratar do assunto e está disposto, se o ministro achar conveniente e oportuno, até a conversar com o presidente Lula para aparar as arestas.
Já o ministro Miro Teixeira disse que está à inteira disposição da Anatel para dialogar.
O conselheiro da Anatel José Leite preferiu não comentar o documento por não estar a par do conteúdo. Leite limitou-se a dizer que concordava com o comentário do presidente Lula de que é papel das agências exercer o papel de regular o setor e o governo deve ficar responsável pela elaboração de políticas. "Se é um documento interno no ministério, acho que não vale a pena aumentar a discussão", declarou Leite.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!