Contribuições à proposta da nova estratégia para CT&I podem ser feitas até sexta-feira

Foto: Erkin Sahin/FreeImages.com

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação recebe, até sexta-feira, 29, contribuições à proposta da nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti), que indica princípios para ações nos próximos quatro anos, de 2016 a 2019. O texto para discussão está no portal do MCTI e é possível participar do aprimoramento por e-mail.

De acordo com o documento, quatro áreas sensíveis devem ganhar destaque– as seguranças alimentar, cibernética, energética e hídrica –, mas a futura estratégia também enfatizaria tecnologias críticas, a exemplo da questão espacial, do uso sustentável da energia nuclear e do aproveitamento da biodiversidade e preservação dos biomas nacionais. Além disso, temas como big data e internet das coisas terão atenção especial no debate.

Além da discussão interna no MCTI, a proposição deve passar por rodadas de aperfeiçoamento nas comunidades acadêmica e empresarial. O coordenador da iniciativa prevê debates com a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e outras entidades representativas. O Sistema Nacional de CT&I é mais amplo que o MCTI, embora o ministério o organize.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!