Globo afirma que principais emissoras pedem ISDB

Sobre as afirmações feitas na segunda, 23, por Robert Graves, presidente do ATSC (padrão de TV digital adotado nos EUA) de que apenas a Globo seria a defensora da adoção de TV digital com padrão ISDB (japonês) no Brasil, a diretora de telecomunicações da emissora, Liliana Nakonechnyj, envia à nossa redação a seguinte carta, publicada na íntegra a seguir:

?A TV Digital precisa preservar o importante papel da radiodifusão de sons e imagens do Brasil, que é levar entretenimento e informação, com a melhor qualidade que a tecnologia permite, gratuitamente, a toda a população de nosso país. O público tem direito de receber gratuitamente todos os benefícios que já começam a ser oferecidos pelas TVs pagas, via cabo, satélite ou internet. Para tanto, as emissoras sabem que a TV Digital precisa oferecer alta definição e mobilidade, no canal de televisão, além de interatividade.
Os primeiros testes completos realizados no mundo que incluíram os três sistemas foram os feitos pelo convênio estabelecido entre o Instituto Mackenzie e o grupo SET/ABERT, em 1999/2000. Na ocasião, foi constatado que o único sistema que permitia a transmissão simultânea de alta definição para receptores fixos e de definição reduzida para receptores móveis ou portáteis (móveis pessoais) era o ISDB-T. Cinco anos depois, o trabalho realizado pelos consórcios do SBTVD também apontou a superioridade da modulação do ISDB-T. A introdução de nova tecnologia no DVB, o DVB-H, já permite transmissão para dispositivos portáteis no mesmo canal de televisão, mas com grandes prejuízos para as recepções fixas, em termos de qualidade das imagens e de robustez. Talvez por isso, não está previsto no mundo DVB o uso dessa modalidade de transmissão para receptores fixos e móveis no mesmo canal de televisão. O que está em planejamento no mundo DVB é a transmissão para móvel em outras freqüências. Também no mundo ATSC, a transmissão para móvel começa a ser em outras freqüências, com outras tecnologias.

Notícias relacionadas
Cientes das capacidades dos sistemas e dos benefícios que desejam oferecer gratuitamente à população brasileira, as principais emissoras – TV Cultura, Rede TV, Rede Mulher, Rede Vida, SBT, TV Globo, Record e Bandeirantes (cabeças-de-rede) – recentemente enviaram carta ao Presidente Lula solicitando a adoção do sistema de transmissão ISDB-T.?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!