A pedido da Anatel, a União Internacional de Telecomunicações contratou um consórcio de empresas para o serviço de consultoria que vai ajudar a definir o cálculo do saldo da adaptação das concessões para o novo modelo. Segundo a agência nesta terça-feira, 24, o consórcio escolhido é formado pela Axon Partners Group Consulting, o CPQD e a Management Solutions, que o lidera.
O levantamento do consórcio terá identificação e inventariamento patrimonial dos bens reversíveis, além da análise de conformidade dos modelos de custos vigentes e o cálculo do valor econômico associado à adaptação da concessão da telefonia fixa para o regime de adaptação. A migração é possível por meio dos termos do novo modelo de telecom, a Lei nº 13.879/2019, regulamentada em junho deste ano.
De acordo com a Anatel, o processo de contratação teve início no mesmo mês do decreto que regulamentou a nova legislação. Ele foi realizado no âmbito do Projeto UIT/BRA/18/001, "que tem como objetivo dotar o Brasil de um ambiente regulatório propício para a transformação digital".
Além do consórcio da Axon, CPQD e Management Solutions, outras cinco empresas participaram da licitação conduzida pela UIT.