Posição da Globo sobre neutralidade é oposta à das teles

Ao avançarem os debates sobre neutralidade de rede em 2012, sobretudo com as discussões sobre o Marco Civil da Internet em tramitação no Congresso e com a definição da regulamentação do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) pela Anatel, um novo embate entre teles e grupos de comunicação promete ganhar peso.

Notícias relacionadas
A Globo, maior grupo de mídia e maior produtor de conteúdo do País, defende a tese da neutralidade plena da rede, sem possibilidade de acordos comerciais que possam gerar qualquer tipo de discriminação do livre fluxo de conteúdos. Segundo apurou este noticiário junto a fontes qualificadas do grupo, a exceção aceitável diz respeito a gestões sobre a rede necessárias à segurança da própria infraestrutura e ao cumprimento das leis brasileiras, e mesmo assim isso tem que ser fiscalizado por alguém, na visão do grupo. Qualquer outra coisa, entende a Globo, seria um risco. Segundo dirigentes da Globo ouvidos por este noticiário, a Internet é uma rede de caráter aberto e público, e assim deve permanecer. Essa posição é oposta à de empresas de telecomunicações, que defendem a possibilidade de acordos comerciais entre provedores de conteúdos e empresas de infraestrutura para assegurar níveis diferenciados de qualidade de serviço.

Privatização da Internet

Permitir que as empresas de telecomunicações cobrem dos provedores de conteúdo para assegurar a qualidade de determinados conteúdos em detrimento de outros seria, nas palavras de um executivo, "privatizar a Internet". Segundo este executivo, "os pacotes de dados têm que sair e chegar com a mesma qualidade e isonomia de tratamento".

Para o grupo Globo, assim como acontece no consumo de energia, quem precisa de mais qualidade e quantidade no serviço pagará a mais por isso. "Nenhuma empresa de energia cobra uma taxa do fabricante de chuveiro ou do microondas por serem equipamentos que exigem mais da rede", ilustra o executivo, rebatendo o argumento das teles, de que assim como se faz nos Correios, em que há diferentes níveis de serviço com preços diferentes, o mesmo deve ser feito na Internet. Para a Globo, é justamente essa demanda dos usuários (e a disposição de pagar por mais qualidade) que financiará a expansão nas redes de telecomunicações.

Regra absoluta

Para a Globo, o princípio da neutralidade de rede deve ser uma regra absoluta, sem exceções. "Provavelmente, o grupo Globo até tivesse vantagens se fechasse acordos de qualidade com as teles, mas por princípio defendemos a neutralidade", explica a fonte. Até aqui, o grupo tem procurado se manter fora dos debates públicos sobre o tema, mas a expectativa é que isso mude com a ampliação da discussão. Outro ponto que para o grupo é indiscutível é a inviolabilidade dos logs de navegação dos usuários. "Não admitimos que as empresas de telecomunicações monitorem e registrem o que os nossos usuários estão fazendo na Internet".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!