STJ suspende cobrança para instalação de fios e cabos em SP

Depois de um ano de disputas na Justiça, a Telcomp conseguiu uma liminar do Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendendo a cobrança de uma taxa para a instalação de fios e cabos no município de São Paulo. A decisão unânime da segunda turma do tribunal foi baseada na previsão constitucional de que é prerrogativa exclusiva da União legislar sobre telecomunicações. Além disso, a ministra-relatora Eliana Calmon entendeu que houve ofensa à Lei Geral Tributária (LGT) e ao Código Tributário Nacional (CTN), conforme argumentava a Telcomp.
A associação teve seu pedido de liminar negado em 2007 pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, que acatou os argumentos da prefeitura paulista. Segundo manifestação da prefeitura no processo, a cobrança da taxa era possível graças ao fato de a Constituição Federal autorizar as cidades a legislar sobre o bem público municipal. Os representantes do governo municipal também alegavam que a Lei Orgânica do Município de São Paulo respaldava a taxação.
Pesou a favor da Telcomp o fato de o STJ já ter decidido contrariamente à taxação municipal pelo uso do solo em outras ações. Não há data para o julgamento do mérito do caso, quando será tomada uma posição definitiva do tribunal.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!