O 6G Brasil e a Bharat 6G Alliance (B6GA), da Índia, assinaram memorando de entendimento bilateral para incentivar e desenvolver o 6G. O acordo estabelece uma cooperação internacional para a definição do futuro das redes da próxima geração de telefonia móvel, com o objetivo de acelerar a implantação da nova tecnologia e a criação de normas globalmente harmonizadas.
A colaboração também visa fortalecer a parceria entre Brasil e Índia no setor de telecomunicações e conectividade e é uma oportunidade para os dois países liderarem as definições para o avanço do 6G e das telecomunicações.
Na declaração final do encontro dos BRICs que aconteceu em Kazan Russia, entre os dias 22 e 24 de outubro, os países que integram o bloco destacaram o reconhecimento de que as tecnologias emergentes, como 5G, sistemas de satélite, redes terrestres e não terrestres, têm o potencial de catalisar o desenvolvimento da economia digital.
Para isso, é importante que isso países desenvolvam uma infraestrutura pública digital resiliente, segura, inclusiva e interoperável que forneça serviços em escala e aumente as oportunidades sociais e econômicas para todos.
Colaboração
Segundo a Conexis Brasil Digital, o memorando de entendimento será uma plataforma para colaboração contínua, permitindo que ambas as organizações troquem conhecimentos, promovam a inovação e trabalhem em conjunto para moldar o futuro das comunicações globais.
O diretor de Regulação e Inovação da Conexis, Fernando Soares, que assina o memorando, destaca que a cooperação é uma grande oportunidade para troca de ideias e experiências entre dois dos maiores mercados de telefonia móvel do mundo. "Esse memorando vai ampliar o ecossistema, permitindo um planejamento eficiente para a chegada do 6G", afirmou.
Dentre as áreas de cooperação, destacam-se a identificação de interesses comuns para suportar a construção de consenso e colaboração na padronização das novas tecnologias, fortalecer a cooperação global nas tecnologias 5G e 6G, casos de uso para o 6G, participação em eventos de cada uma das partes.