A Superintendência de Competição da Anatel autorizou a aquisição da operadora maranhense Atex Telecom pela Alloha Fibra (dona da marca Giga+).
A decisão da Anatel segue em linha com a da Superintendência-Geral (SG) do Cade, que aprovou sem restrições a compra da operadora regional de banda larga maranhense, conforme decisão publicada também esta semana.
No Ato da Anatel, assinado pelo superintendente José Borges da Silva Neto nesta última quarta-feira, 23, a anuência prévia tem prazo de validade de 180 dias a partir da publicação, prorrogável, a pedido, uma única vez, por igual período, se mantidas as mesmas condições societárias.
A agência também solicitou à Atex Telecomunicações que encaminhe as cópias dos atos praticados para realização da operação à Anatel no prazo de 60, dias, contado do registro no órgão competente.
A operação
A operação envolve a aquisição da totalidade das quotas da Atex pela Alloha Fibra, até então detidas pelos acionistas Alex Molin, AR Participações e Thiago Ventura.
Segundo os sistemas da Anatel, a Atex era em agosto o quarto maior player de banda larga fixa no Maranhão, com cerca de 64 mil acessos oficiais. Entre as principais cidades de atuação estão Balsas, Imperatriz e Santa Inês. Com a aquisição, a Alloha/Giga+ ficaria apenas atrás de Oi e Claro no Estado, chegando à base de cerca de 70 mil assinantes.