O mercado chinês também começa a dar os primeiros passos rumo ao desenvolvimento das tecnologias de comunicação por proximidade (NFC, ou Near Field Communications). A China Mobile pretendelançar em 2013 sua versão comercial do produto – que já está em teste no país. "Esse é o terceiro grande marco nas comunicações móveis. Os dois primeiros foram voz e os serviços de valor-adicionado", diz Xiong Hui, vice-presidente da operadora.
Todo o plano de lançamento está pronto para chegar aos celulares de usuários da operadora em 12 províncias chinesas em fevereiro do ano que vem. "A ideia é vender 10 milhões de aparelhos com NFC em 2013 e transformar 3 milhões de clientes em usuários da tecnologia", explica Hui. Para isso, a empresa pretende instalar 100 pontos de demonstração em 50 cidades.
Enquanto a maioria dos especialistas aposta em modelos em que o retorno da operadora vem apenas no longo prazo, com sugestões de que usuários e comerciantes não paguem pelo uso da facilidade, a China Mobile tem planos de cobrar por ele. "No estágio inicial, pode ser incentivado o uso gratuito ou haver promoções. Depois, a cobrança será feita de forma flexível, seja por uso ou por mês", exemplifica Hui.