CGI.br anuncia última fase de medida para reduzir envio de spam no Brasil

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) apresentou a última etapa das medidas para a implementação do projeto Gerência de Porta 25, conjunto de políticas e tecnologias para implantar um sistema de redução de spams originados em redes domésticas do país. A campanha deve ser concluída até o fim do ano.

Notícias relacionadas
Para que essa fase seja cumprida, as prestadoras de serviços de telecomunicações passarão a gerenciar o envio de mensagens enviadas por redes residenciais pela porta 25. De acordo com o comitê, somente usuários que utilizam programas leitores de e-mails como Outlook, Thunderbird, entre outros, em redes residenciais, precisam alterar a porta de envio de mensagens de “25” para “587”, para continuar a enviar e-mails normalmente.

Com a troca da configuração, as redes que fornecem acesso residencial podem impedir conexões com destino à porta 25, cessando o abuso por spammers sem afetar o consumidor. Já a troca de mensagens entre servidores continua ocorrendo na porta 25.

Atualmente, o Brasil ocupa a quarta posição entre os países com mais endereços IP listados em listas de spams, atrás apenas de Índia, Vietnã e China, segundo o órgão. “O Brasil não é um grande emissor de spams, mas tem sido abusado para entregar mensagens que têm origem e destino no exterior”, explica Henrique Faulhaber, conselheiro do CGI.br e coordenador do projeto Gerência de Porta 25.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!