Vivo e Motorola lançam músicas embarcadas inéditas e sem DRM

Depois de Madonna, Amy Winehouse, Pitty, Capital Inicial e outros artistas de renome internacional e nacional terem músicas embarcadas em celulares vendidos no Brasil, chegou a vez de uma cantora independente, sem contrato com nenhuma gravadora e cujo sucesso, até o momento, se limitava ao mundo da Internet: Mallu Magalhães. A jovem artista de São Paulo, de apenas 16 anos de idade, tem agora todas as 14 músicas de seu cd de estréia embarcadas em cinco celulares da Motorola vendidos exclusivamente pela Vivo: W396, W231, W388, W270 e EM28. Além disso, desde o começo dessa semana e a cada quatro dias, uma das faixas do cd se torna disponível para download na loja virtual da Vivo por R$ 1,99. São todas gravações inéditas, diferentes das versões demo que fizeram o sucesso de Mallu na internet – artista registrou mais de 4 milhões de acessos entre MySpace e YouTube até agora. A Vivo criou uma página especialmente para divulgar a iniciativa: www.vivo.com.br/mallu
Além do fato de trazer a primeira artista independente embarcada em um celular, esse projeto tem outros dois detalhes que chamam a atenção. O primeiro é que o cd em sua versão física, tradicional, chegará às lojas apenas daqui a um mês. Ou seja: o lançamento de verdade das músicas está acontecendo no telefone móvel. O outro detalhe importante é que as faixas da cantora, tanto no celular quanto na loja de música da Vivo, estão sem DRM. Em outras palavras: podem ser copiadas e repassadas à vontade. "Não queremos restringir o acesso a esse conteúdo", explicou José Guilherme Novaes, gerente de negócios multimídia da Vivo. Isso só foi possível porque a operadora firmou um contrato diretamente com a artista e seu empresário. Não há gravadora envolvida, pois o álbum é independente.
Foi também graças à negociação direta com a artista que foi possível botar as faixas a um preço tão baixo para download – os demais fulltracks na loja da Vivo custam R$ 4,30, porque precisam remunerar vários outros intermediários, como gravadoras e editoras. "Tenho certeza de que o lançamento da Mallu Magalhães no celular será um marco no mercado", afirmou Novaes.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!