Edital do 5G: MEC e EACE definirão projetos de conectividade para escolas

Alunos utilizando computadores em escola pública

Em coletiva na tarde desta sexta-feira, 24, o conselheiro da Anatel Carlos Baigorri afirmou que a implementação da conexão das escolas, prevista como obrigação no edital do leilão do 5G, aprovado pela agência, respeitará uma ordem de prioridades estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e a nova Entidade Administradora da Conectividade das Escolas (EACE).

O conselheiro afirmou que cada escola terá um projeto de conectividade, respeitando a sua localização e condições. "O MEC vai definir as necessidades de conectividade e o escopo mais amplo da transformação digital das escolas. E a EACE vai buscar as formas mais eficientes e econômicas para levar essa conexão para determinada escola. Poderão ser utilizadas várias tecnologias", afirmou Baigorri.

"Vai se definir que determinada escola precisa de 200 Mbps, e a entidade vai verificar qual a melhor forma para buscar essa conexão. Vai depender de cada escola. E não se limita só à conectividade. Também estarão sendo pensadas todas as benfeitorias para que aquela comunidade tenha acesso à educação digital", afirmou o conselheiro na coletiva. O edital, nos termos do voto de vista do conselheiro Moisés Moreira, estabelece que a conexão precisará ser suficiente para exercer atividades pedagógicas, e não apenas administrativas da instituição de ensino.

Notícias relacionadas

Grupo

Junto com a EACE, foi criado também o grupo de acompanhamento de custeio a projetos de conectividade das escolas (GAPE) para a administração dos compromissos de conectividade nas escolas públicas, relacionados à faixa de 26 GHz. Essas duas entidades funcionarão de maneira separadas da Entidade Administradora da Faixa (EAF) de 3,5 GHz.

O GAPE encaminhará para aprovação do Conselho Diretor da Anatel os projetos definidos para atendimento dos compromissos, apontando suas características, critérios técnicos, cronograma de metas e estudos de precificação correspondentes. Baigorri afirmou ao TELETIME que, no entendimento dele, o colegiado vai aprovar as linhas gerais dos projetos propostos pelo grupo. Essa dinâmica seria definida "no dia a dia", colocando ainda que isso não pode ser feito de forma burocrática.

O edital do 5G prevê que 90% dos valores apurados no leilão da faixa de 26 GHz (no total dos 16 blocos, o preço mínimo é de R$ 6,867 bilhões) sejam utilizados para a implementação de conexão de escolas em zonas urbanas e rurais. Segundo Leonardo Euler, presidente da Anatel, os recursos poderão contemplar também equipamentos e outros insumos de rede interna necessários para soluções digitais para fins pedagógicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!