O Conselho de Administração da TIM decidiu nesta sexta-feira, 24, que participará do leilão das faixas de frequências que serão utilizadas para a implementação do 5G no Brasil. A operadora é a primeira a manifestar formalmente que participará do processo licitatório.
Os integrantes do conselho da TIM deliberaram, por unanimidade, a proposta da diretoria de concorrer na licitação, em conformidade com seu edital aprovado e a ser publicado pela Anatel. A Anatel já confirmou que publicará o edital na próxima segunda-feira, 27.
A companhia irá agora definir as faixas de interesse, lotes e o valor das ofertas que serão feitas no leilão. "O 5G provocará uma revolução em diversos setores e representa uma enorme oportunidade para o desenvolvimento do Brasil. Também será um catalizador para os surgimentos de novas soluções em tecnologia, trazendo uma série de benefícios para a indústria, sendo o mais relevante a habilitação do IoT de forma massiva, de altíssima velocidade e soluções de baixa latência", afirma Pietro Labriola, CEO da TIM Brasil.
A TIM tem projetos pilotos de rede 5G Standalone em Brasília e Rondonópolis (MT), e testes, em formato Prova de Conceito (POC), da tecnologia em São Paulo e no Rio de Janeiro.