Publicidade
Início COVID-19 Cisco: pandemia ampliou necessidade de infraestrutura digital para saúde e educação

Cisco: pandemia ampliou necessidade de infraestrutura digital para saúde e educação

Computador na escola

Um estudo da Cisco e da consultoria Deloitte que avaliou a resiliência de setores da sociedade em meio à pandemia de covid-19 constatou que a ampliação da infraestrutura de conectividade é necessária para a digitalização da educação e da saúde no País.

Essa foi uma das conclusões do relatório elaborado pelas empresas e apresentado nesta quinta-feira, 24. O trabalho também analisou o impacto acarretado nos setores governamental e judiciário durante os últimos meses. O estudo integra o programa global de aceleração digital da Cisco.

Na área educacional, a avaliação do head de novos negócios e digitalização da Cisco Brasil, Rodrigo Uchoa, é da “necessidade de começar uma negociação séria sobre como viabilizar melhor a infraestrutura tecnológica para suportar uma transformação digital” no ensino.

Notícias relacionadas

Para o executivo, o cenário de pandemia teria revelado muitos casos de “infraestrutura inadequada, não apenas em cobertura, mas também na qualidade para serviços de vídeo”. O fator é considerado um inibidor para a adoção de um modelo “híbrido” de ensino nos próximos anos. Outros desafios mencionados foram a falta de capacidade digital de parte dos profissionais de ensino.

Sócia-líder de consultoria em estratégica e inovação da Deloitte, Heloisa Montes afirmou que 87% dos professores das redes municipais e 81% nas estaduais e privadas não se sentiam preparados para aulas no ambiente digital antes da pandemia. Segundo ela, o cenário está mudando depois do formato de aulas remotas ser o único viável durante o período de isolamento social.

Saúde

No caso da saúde, Uchoa, da Cisco, também destacou dificuldades na regulamentação setorial como entrave para modelos de telemedicina aceitos emergencialmente durante a crise. Por outro lado, lembrou que a universalização do acesso à Internet é necessária para o sucesso do modelo.

Um outro ponto de atenção foram preocupações com a privacidade e segurança de dados pessoais dos pacientes. Este também foi considerado um fator de atenção para a consolidação de serviços públicos digitais. Neste caso, o alto nível de fragmentação de plataformas e bases de dados ainda é visto como um desafio adicional.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile