O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) lançaram oficialmente nesta segunda-feira, 23, a linha de crédito Finep Inovacred 4.0. O programa conta com R$ 200 milhões voltados para o financiamento de projetos em indústria 4.0.
Podem participar do Inovacred 4.0 empresas com faturamento anual de até R$ 300 milhões. Para submissão de propostas de financiamento, a companhia deve ter um plano de digitalização desenvolvido por uma integradora credenciada. O financiamento é reembolsável, operado por agentes financeiros credenciados, utilizando recursos próprios e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
Iniciativas de Internet das Coisas (IoT), computação em nuvem, big data, segurança digital, manufatura digital, integração de sistemas, robótica avançada e inteligência artificial podem ser contempladas. De acordo com o presidente do Finep, Waldemar Barroso, o programa deve aproximar as indústrias das chamadas integradoras, que prestam serviços de customização e automação dos processos de produção, gerando assim maior eficiência.
Já o secretário-executivo do MCTIC, Julio Semeghini, explicou que iniciativa é resultado dos debates realizados na Câmara da Indústria 4.0, lançada em maio. "Esse programa indo bem, gerando economia e permitindo às empresas ficarem mais competitivas, nós vamos ampliar e gerar novas linhas", afirmou.