Venda de tablets no Brasil cresce 275% em um ano, diz IDC

Durante o segundo trimestre de 2012, foram comercializados 606 mil tablets no Brasil, segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 24, pela IDC. A venda desses aparelhos obteve um crescimento de 275% em comparação com o ano passado, o que pode ser atribuído à entrada de dispositivos com preços inferiores a R$ 1 mil, de acordo com a consultoria. O estudo indica ainda a previsão de 2,6 milhões de tablets vendidos até o final de 2012 e 5,4 milhões de unidades comercializadas até 2013.

Notícias relacionadas
A IDC diz também que, mesmo com o desaquecimento da economia, que afetou o mercado de PCs, o crescimento na venda de tablets continuou acelerado. Muitas fabricantes chinesas, que oferecem os aparelhos a baixo custo e com especificação técnica limitada, têm se beneficiado disso, de acordo com analistas da consultoria.

O estudo afirma que a variedade de modelos e preços alterou a dinâmica de tamanhos de tela e configurações dos tablets. Metade dos dispositivos comercializados possuem tela de 7 polegadas e, destes, apenas 20% possuem conexão 3G. A conectividade influi no preço, pois os aparelhos que possuem somente Wi-Fi costumam ser mais baratos.  

Com esses resultados, o Brasil saltou da 17ª posição no ranking mundial durante o segundo trimestre de 2011 para 11ª nos mesmos três meses de 2012, mas a previsão da IDC é de que fique entre os dez maiores mercados globais até o final do ano. Comparando com os demais países do bloco BRIC, formado por Brasil, Rússia, Índia e China, o País ficou em terceiro lugar, à frente somente dos indianos. O estudo afirma que os brasileiros compram um tablet para cada quatro notebooks vendidos, enquanto nos Estados Unidos essa proporção é de um para um.

Mas o crescimento na venda de tablets, uma categoria de dispositivo móvel praticamente inexistente antes de 2010 (com o lançamento e popularização do iPad, da Apple), não impede o mercado de outros aparelhos. Hoje são vendidos no Brasil cinco tablets, 11 desktops e 17 notebooks por minuto. A preferência de uso é para consumo de conteúdo, navegação na Internet ou acesso a vídeos, livros e músicas. A IDC acredita ainda que a utilização de tablets vai acabar estendendo o tempo de vida útil de computadores por conta de menor uso destes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!