México terá switch off analógico escalonado; testes começam em abril

Tudo indica que o México fará suas primeiras experiências com o switch off da TV analógica já em abril do próximo ano. E a intenção do governo local é que a substituição do sinal analógico para o digital ocorra de maneira escalonada até o final de 2015. Os testes para o desligamento da primeira cidade acontecerá em Tijuana e estima-se que o switch off apenas nessa localide custe 300 milhões de pesos mexicanos (em torno de R$ 47 milhões).

Notícias relacionadas
A meta da Cofetel, órgão regulador das telecomunicações do México, é alcançar 90% de penetração com a TV digital na cidade. Para isto, estima-se que sejam necessários 250 mil conversores de sinal.

O órgão pretende realizar uma licitação para instalação de receptores de sinal digital na cidade, mas os termos da licitação ainda não foram definidos. A expectativa é de que sejam anunciados em outubro.

A perspectiva do governo local é que a experiência da Tijuana seja replicada em novembro de 2013 nas cidades de Mexicali, Ciudad Juarez, Nuevo Laredo, Reynosa, Matamoros e Monterrey. Já em novembro de 2014 seria a vez da Cidade do México, Guadalajara e da parte central do país. A conclusão desta transição em todo o país deve acontecer em dezembro de 2015.

Vale lembrar que na semana passada a Cofetel decidiu aderir ao plano de banda da Telecomunidade Ásia-Pacífico (APT, na sigla em inglês) para a faixa de 700 MHz, que consiste em  alocar esse espectro para serviços de comunicação móvel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!