Telespazio desenvolve serviço de gerenciamento de catástrofes

A Telespazio está desenvolvendo um serviço via satélite para auxiliar órgãos públicos no gerenciamento de catástrofes. A ideia é mesclar comunicação, navegação e imagens de satélite. Batizada de "Inav", uma primeira versão foi desenvolvida para a União Europeia, que já realizou dois testes bem sucedidos com a solução. Paralelamente, a empresa está criando uma versão comercial para oferecer ao mercado e mantém conversas com diversos órgãos governamentais no Brasil, informa o presidente da Telespazio no País, Marzio Laurenti.
O sistema pode ser utilizado para guiar equipes de salvamento nas áreas afetadas, além de servir de comunicação com o centro de operações para chamadas de voz e também tráfego de dados. As equipes podem receber imagens de satélite dos locais atingidos, assim como tirar suas próprias fotos da área e enviar pelo sistema para o centro de operações usando satélites.
Laurenti esclarece que a tecnologia satelital pode ser usada não apenas para o gerenciamento de catástrofes, mas também para a sua prevenção, através da análise de imagens, por exemplo. "Podemos identificar potenciais áreas de deslizamento e de enchente", cita o executivo.

Notícias relacionadas
Seminário
Laurenti participará do Congresso Latino-americano de Satélites, que será realizado nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, no Rio de Janeiro. Ele será palestrante em um painel sobre o uso de satélites no gerenciamento de catástrofes, ao lado do chileno José Alberto Tijoux, da Latincom. O evento é organizado pela Converge Comunicações. Para mais informações, acesse: www.convergeeventos.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!