Intelbras se alia a Qualcomm e produzirá equipamentos para 5G FWA no Brasil

CPE 5G da Intelbras

A fabricante brasileira Intelbras assinou um acordo de colaboração com a Qualcomm para produção no Brasil de CPEs para acesso fixo via 5G (o FWA). Produtos da parceria produzidos em São José dos Campos (SP) devem chegar ao mercado em 2022.

Sob o acordo plurianual, a Intelbras utilizará a plataforma FWA de segunda geração da Qualcomm para os novos roteadores, com o sistema Snapdragon X62 5G e soluções de WiFi 6 e 6E. A empresa é a primeira brasileira a produzir equipamentos com as tecnologias.

Para tal, um investimento de R$ 150 milhões para o projeto é estimado durante os próximos cinco anos, incluindo infraestrutura, contratação de cerca de 200 colaboradores, maquinário e desenvolvimento de tecnologias.

Notícias relacionadas

Estratégia

A expectativa é que as novas CPEs supram a demanda de operadoras e provedores regionais de Internet (ISPs) que planejam a oferta de serviços fixos FWA em um momento de "iminência" do leilão das frequências para o 5G.

Em comunicado da Qualcomm e Intelbras sobre a colaboração, Claro, TIM, Algar Telecom, Americanet e Highline destacaram a importância da fabricação do produto no Brasil – surgindo como potenciais clientes da solução.

"Temos um relacionamento longo e próximo com os ISPs e operadoras de telefonia. Essas são características próprias que vão permitir que a Intelbras facilite a pulverização das tecnologias WiFi e 5G no país", afirmou o CEO da Intelbras, Altair Silvestri. Na ocasião, um desempenho similar aos serviços de banda larga com fibra óptica foi projetada para o FWA.

Também compatíveis com o 5G standalone que deve ser exigido pelo governo em capitais, as novas CPEs ainda têm utilização projetada por usuários corporativos (B2B), permitindo que os dispositivos de access-points suportem mais clientes em ambientes de alta densidade.

1 COMENTÁRIO

  1. Aí está uma excelente iniciativa de parceria entre duas marcas fortes, que poderá com apoio das Prestadoras de Serviços de Telecom e ISP, melhorar a qualidade do mercado de trabalho no país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!