GSA: 176 redes com 5G foram lançadas em 72 países até agosto

Foto: Pixabay

[Publicado originalmente no Mobile Time] O mundo tem 176 redes 5G operando em 72 países neste momento. Os dados foram publicados pela Associação Global de Fornecedores de Celular (GSA) nesta segunda-feira, 23, com base em informações providas por seus associados.

A entidade aponta ainda que 461 operadoras estão investindo na nova tecnologia de redes celulares em 173 países para lançamento futuro.

Importante dizer que a análise exclui 200 empresas que investiram no espectro de rádio CBRS PAL nos Estados Unidos na faixa de 3,5 GHz, que pode ser usada para o 5G. Redes de cinco operadoras que tiveram lançamento "soft" não foram contabilizadas.

Notícias relacionadas

Entre as redes lançadas, chama a atenção que apenas 13 operadoras utilizam o standalone (5G SA). Em março deste ano o número era menor, apenas cinco operadoras tinham o SA. Aqui, vale dizer que 45 planejam lançar redes públicas com 5G SA e 23 estão fazendo testes neste padrão. O modelo SA é o padrão exigido pelo governo brasileiro no leilão de 5G

Em uso, 166 operadoras fizeram o lançamento comercial para redes móveis em 67 países. 63 companhias disponibilizaram o FWA, para uso em Wi-Fi doméstico, em 37 países.

Vale lembrar, a GSA informou que 600 dispositivos aptos ao 5G estão disponíveis para compra no mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!