Fabio Faria acredita que SP e RJ terão 5G ainda em dezembro

O ministro Fabio Faria acredita que até dezembro, capitais como Rio de Janeiro e São Paulo já estarão com tecnologia 5G implantada. Ele afirmou em entrevista a uma rádio do Rio Grande do Norte que as operadoras já estão com produtos em estoque para implementar a tecnologia, logo após o fechamento do leilão.

Atualmente, o edital com as regras do leilão das frequências que serão usadas para o 5G está sob análise do Tribunal de Contas da União (TCU) e está previsto para ser votado nesta quarta-feira, 25. A corte de contas já disse que fará uma série de ações de controle específicas sobre o leilão, que deverão ser tocadas pela corte de contas junto à Anatel nos próximos anos.

Entretanto, além da disponibilidade das operadoras de colocarem em funcionamento o 5G tão logo a outorga seja cedida, há de se considerar a limpeza da banda C no local para as teles utilizarem a faixa de 3,5 GHz. Ou seja: as satelitais e empresas de radiodifusão precisam ser envolvidas no processo, conforme mostrou TELETIME em julho.

Notícias relacionadas

Correios

Na entrevista, Fabio Faria também aproveitou e falou da privatização dos Correios. Ele reafirmou que o novo entrante, no caso o "comprador" dos Correios, deverá assumir o compromisso de manter a entrega para 95% dos municípios brasileiros. "Além disso, este novo entrante deve prever investimentos de R$ 2,5 bilhões por ano para garantir o bom funcionamento da empresa", disse Fabio Faria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!