O ministro Fabio Faria acredita que até dezembro, capitais como Rio de Janeiro e São Paulo já estarão com tecnologia 5G implantada. Ele afirmou em entrevista a uma rádio do Rio Grande do Norte que as operadoras já estão com produtos em estoque para implementar a tecnologia, logo após o fechamento do leilão.
Atualmente, o edital com as regras do leilão das frequências que serão usadas para o 5G está sob análise do Tribunal de Contas da União (TCU) e está previsto para ser votado nesta quarta-feira, 25. A corte de contas já disse que fará uma série de ações de controle específicas sobre o leilão, que deverão ser tocadas pela corte de contas junto à Anatel nos próximos anos.
Entretanto, além da disponibilidade das operadoras de colocarem em funcionamento o 5G tão logo a outorga seja cedida, há de se considerar a limpeza da banda C no local para as teles utilizarem a faixa de 3,5 GHz. Ou seja: as satelitais e empresas de radiodifusão precisam ser envolvidas no processo, conforme mostrou TELETIME em julho.
Correios
Na entrevista, Fabio Faria também aproveitou e falou da privatização dos Correios. Ele reafirmou que o novo entrante, no caso o "comprador" dos Correios, deverá assumir o compromisso de manter a entrega para 95% dos municípios brasileiros. "Além disso, este novo entrante deve prever investimentos de R$ 2,5 bilhões por ano para garantir o bom funcionamento da empresa", disse Fabio Faria.