Publicidade
Início Newsletter Telefónica quer OpenRAN com até 50% do investimento em redes de acesso...

Telefónica quer OpenRAN com até 50% do investimento em redes de acesso até 2025

O interesse da Telefónica pelo modelo de redes de acesso abertas e interoperáveis (OpenRAN) deve crescer durante os próximos anos. Segundo a operadora (que é controladora da Vivo), entre 2022 e 2025, até 50% dos novos investimentos em redes de acesso 4G e 5G devem mirar fornecedores com a abordagem.

A meta foi revelada pelo diretor de tecnologia e informação (CTIO) da companhia, Enrique Blanco, em artigo publicado no portal Light Reading nesta segunda-feira, 24. “[Nós acreditamos] que as redes móveis estão evoluindo para um modelo virtualizado, construído com hardware de prateleira e software baseado em nuvem em um ambiente de múltiplos fornecedores, com interfaces abertas entre os elementos de rede”, resumiu.

Segundo Blanco, a Telefónica é uma das primeiras empresas da indústria a abraçar a opção, além de estar desempenhando um papel “muito ativo” no ecossistema das redes de acesso abertas. “A ambição é que o OpenRAN atinja até 50% do crescimento das redes de acesso 4G e 5G entre 2022 e 2025”, afirmou o CTIO.

Notícias relacionadas

Neste sentido, foram destacados testes pilotos anunciados para os mercados estratégicos do grupo (Brasil, Alemanha, Reino Unido e Espanha) entre 2020 e 2021. Por aqui, a experimentação já está ocorrendo a partir de rede comercial em duas cidades do Nordeste: Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).

Outro aspecto mencionado foi a compra pela Telefónica de uma participação na Altiostar, que provê soluções de software para a nova arquitetura. Além dela, a controladora da Vivo ainda tem trabalhado com Gigatera Communications, Intel, Supermicro e Xilinx.

Desafios

Segundo Blanco, o OpenRAN terá um impacto significativo na indústria de telecom. Entre os pontos destacados por ele estão o surgimento de novos players de fornecimento; a flexibilidade que o novo modelo traria (inclusive para funções de edge móvel, ou MEC); e a possibilidade de implementações mais baratas em áreas rurais ou afastadas.

No entanto, o executivo também citou desafios. “Para que o OpenRAN funcione, toda a indústria precisa trabalhar em conjunto para ajudar a superar os desafios. Os operadores precisam se certificar de que [a arquitetura] pode ser perfeitamente integrada à infraestrutura legada”, afirmou Blanco. “Levará algum tempo para realizar os testes de interoperabilidade necessários para comprovar a maturidade da tecnologia“, reconheceu.

Para tal, foi destacado o ingresso da Telefónica em grupos dedicados ao tema dentro da indústria, como o Telecom Infra Project (TIP) em 2017, a O-RAN Alliance em 2018 e a Open RAN Policy Coalition em 2020. Tais entidades têm buscado o aperfeiçoamento do modelo OpenRAN tanto do ponto de vista técnico quanto regulatório.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile