Mesmo com pandemia, governo espera mais 3 mil pontos do Gesac até final de 2020

Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC) da Telebras

O governo continua com a intenção de expandir o contrato com a Telebras para adicionar mais 3 mil pontos para o programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac) utilizando o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC). Mas, para isso, precisará chegar aos 15 mil originalmente previstos, o que significa que precisa adicionar cerca de outros 3 mil pontos, algo prometido desde junho. 

A previsão é de que isso aconteça até o final do ano, segundo declarou o Ministério das Comunicações ao TELETIME, citando "novas parcerias" que estão sendo fechadas. "Todavia, somente teremos certeza do total de pontos conectados quando toda a negociação estiver finalizada e os instrumentos assinados", declarou a pasta por meio de assessoria de imprensa. 

Assim, o processo relativo ao aditivo, diz o Minicom, só será iniciado quando tiver os 15 mil pontos contratados já instalados. Essa é a orientação da consultoria jurídica do ministério.

Notícias relacionadas

Conforme dados da semana passada, o Gesac conta com 12.399 (no dia 14 de agosto, o ministério afirmou ter 12.001 pontos) conexões ou estações instaladas no País, atendendo a mais de 2,9 mil municípios. O governo diz que nesses pontos há escolas, Unidades Básicas de Saúde, telecentros, postos de fronteira, aldeias indígenas, comunidades quilombolas, unidades de segurança pública, bibliotecas e pontos de cultura, entre outros. 

Cabe aqui esclarecer que os 50 mil pontos mencionados pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, não são então de pontos conectados. Pontes citou essa quantidade como um dos feitos de sua pasta, quando ainda contava com Comunicações. Segundo o novo ministério, ele se referia "à capacidade de atendimento" do SGDC. 

Pandemia e aldeias

Um dos pontos que impediu o avanço do programa, afirma o Minicom, foi a pandemia do coronavírus. A pasta diz que, com a reabertura gradual dos municípios, a Telebras "vem voltando a instalar as conexões normalmente". O impacto maior do início da quarentena já teria passado, e a estatal estaria cumprindo o cronograma "dentro dos prazos previstos no contrato". Entre março e agosto, foram instalados entre 1 e 1,3 mil pontos, o que torna a meta de mais 3 mil pontos até o final do ano algo mais desafiador do que já era há dois meses.

O governo diz que o maior impacto ocorreu "especialmente em áreas indígenas, por orientação da Funai (portaria nº 419, de 17 de março de 2020", por se tratarem de população extremamente vulnerável. Na semana passada, o governo anunciou um programa de instalação de pontos de acesso nos Distritos Especiais Indígenas (DSEI) e aldeias "de todo o País", em parceria do Minicom com o Ministério da Saúde, com objetivo de tornar possível serviços de telemedicina. 

A previsão do governo é que o programa tenha início em setembro, com prazo de conclusão em três meses. A comunicação da Casa Civil não menciona, mas a proposta de 438 pontos com velocidade de 10 Mbps indica atendimento por meio do programa Gesac. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!