GSMA: Huawei, Ericsson, Nokia e ZTE são aprovadas em novo teste de segurança

Foto: Pixabay.com

A associação global da indústria móvel GSMA divulgou nesta segunda-feira, 24, que as fornecedoras de equipamentos de telecom Ericsson, Huawei, Nokia e ZTE foram aprovadas em uma avaliação independente sobre processos de desenvolvimento e gerenciamento de ciclo de vida de seus produtos.

Os trabalhos foram realizados utilizando o Network Equipment Security Assurance Scheme (Nesas) da GSMA, ou um modelo de colaboração liderado pela entidade em conjunto com o 3GPP, responsável pelas padronizações do mercado móvel.

"A GSMA reconhece o apoio e a participação de Ericsson, Huawei, Nokia e ZTE, que atenderam aos requisitos de segurança do esquema por meio de uma auditoria de segurança independente. [Também] os parabenizamos por terem alcançado este primeiro passo importante", declarou em comunicado o diretor de tecnologia da GSMA, Alex Sinclair. A entidade ainda conclamou demais players a participarem da iniciativa.

Notícias relacionadas

Próxima etapa

Uma segunda etapa do processo iniciado entre os quatro principais fornecedores já está prevista: nela, as empresas devem enviar partes específicas dos equipamentos a laboratórios de testes qualificados pela GSMA para uma nova avaliação. Em caso de aprovação, um relatório é conferido ao fornecedor, que pode disponibilizá-lo aos clientes e outros players interessados.

Segundo a GSMA, a iniciativa visa aumentar os níveis de segurança e transparência da infraestrutura de rede "de uma forma que proteja as operadoras e clientes, atendendo aos requisitos de segurança nacional". Vale destacar que, no momento, o escrutínio sobre equipamentos de telecom de origem chinesa tem crescido na esteira de um boicote liderado pelos EUA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!