A associação global da indústria móvel GSMA divulgou nesta segunda-feira, 24, que as fornecedoras de equipamentos de telecom Ericsson, Huawei, Nokia e ZTE foram aprovadas em uma avaliação independente sobre processos de desenvolvimento e gerenciamento de ciclo de vida de seus produtos.
Os trabalhos foram realizados utilizando o Network Equipment Security Assurance Scheme (Nesas) da GSMA, ou um modelo de colaboração liderado pela entidade em conjunto com o 3GPP, responsável pelas padronizações do mercado móvel.
"A GSMA reconhece o apoio e a participação de Ericsson, Huawei, Nokia e ZTE, que atenderam aos requisitos de segurança do esquema por meio de uma auditoria de segurança independente. [Também] os parabenizamos por terem alcançado este primeiro passo importante", declarou em comunicado o diretor de tecnologia da GSMA, Alex Sinclair. A entidade ainda conclamou demais players a participarem da iniciativa.
Próxima etapa
Uma segunda etapa do processo iniciado entre os quatro principais fornecedores já está prevista: nela, as empresas devem enviar partes específicas dos equipamentos a laboratórios de testes qualificados pela GSMA para uma nova avaliação. Em caso de aprovação, um relatório é conferido ao fornecedor, que pode disponibilizá-lo aos clientes e outros players interessados.
Segundo a GSMA, a iniciativa visa aumentar os níveis de segurança e transparência da infraestrutura de rede "de uma forma que proteja as operadoras e clientes, atendendo aos requisitos de segurança nacional". Vale destacar que, no momento, o escrutínio sobre equipamentos de telecom de origem chinesa tem crescido na esteira de um boicote liderado pelos EUA.