Brasileiros preferem Wi-Fi em viagens internacionais

Segundo pesquisa da Ericsson divulgada nesta segunda, 24, viajantes brasileiros procuram driblar as altas tarifas de roaming, sendo que 52% acabam fazendo menos ligações de voz em viagens e 26% desligam completamente o aparelho. Além disso, 48% dos que utilizam serviços de voz acabam se surpreendendo com a conta de telefone quando retornam. Assim, 83% dos usuários de smartphone que viajam internacionalmente se conectam por Wi-Fi, sendo que 77% preferem hotéis que contam com este serviço.

Justamente por conta das altas tarifas, os viajantes procuram contornar o problema se comunicando com o uso de aplicativos over-the-top (OTT), como WhatsApp e Skype, por meio de Wi-Fi. Ainda assim, a Ericsson diz que o uso dessas plataformas é uma barreira para 64% dos usuários.

Por isso, sugere o uso do Wi-Fi Calling, que é uma alternativa de operadoras móveis que procuram utilizar o Wi-Fi para contornar a necessidade de interconexão na rede de voz, fazendo offload com a rede não licenciada onde disponível em vez de usar a rede móvel. A empresa afirma que isso garante maiores velocidade de resposta e qualidade de áudio. Outros atrativos são: não ser preciso utilizar aplicativo para fazer chamadas (citado por 30% dos entrevistados) e a redução de custos de roaming (27%).

Notícias relacionadas

Ainda segundo a pesquisa, 40% dos entrevistados parariam de usar apps para poder usar o Wi-Fi Calling. No entanto, outros 40% disseram que as outras funções dos aplicativos, como presença, vídeo e chat, valorizam mais o uso desse tipo de comunicação.

A questão é que o problema não se restringe a situações de roaming internacional. Tanto é que é um serviço que sempre tem apresentado quedas em receita entre todas as operadoras móveis. Com a popularização dos OTTs, a tendência só aumenta, o que virou um debate sem fim: no começo do mês, o presidente da Telefônica, Amos Genish, criticou o recurso de VoIP do WhatsApp, chamando-o de "operadora pirata" durante a ABTA 2015.

1 COMENTÁRIO

  1. Essa pesquisa só é válida devido ao atual custo de ligações em roaming internacional. É muito comum ouvir pessoas que tiveram contas astronômicas em viagens internacionais.

    A tecnologia tem evoluído e já existe uma empresa que fornece serviço de voz e dados a preços compatíveis com os custos locais, sem a necessidade desligar o seu telefone.

    Utilizando a solução dessa empresa, kicksim, tanto a utilização de voz(tradicional, não VOIP) quanto de dados voltaria ao padrão de uso local.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.