Firefox OS terá sua própria loja de aplicativos

É praticamente uma regra: todo sistema operacional móvel precisa ter uma loja de aplicativos própria. Assim será com o Firefox OS, da Mozilla, sistema operacional todo construído em HTML5 e cujos primeiros aparelhos serão lançados no começo do ano que vem na Vivo. Para apoiar a iniciativa, foi criada a Mozilla Marketplace, uma loja de aplicativos em HTML5. Uma versão beta da loja está aberta para upload de apps por qualquer desenvolvedor. O download, contudo, está limitado a convidados por enquanto. A abertura deve acontecer dentro de alguns meses.

Notícias relacionadas
A loja permite a oferta de títulos pagos e gratuitos. Também é possível incluir vendas in-app. E no futuro haverá a opção de assinatura de serviços. Os desenvolvedores ficam com 70% da receita e a Mozilla retém 30%, para fins de administração do sistema e pagamento de taxas às empresas que processam pagamentos. O preço do download pode variar de US$ 0,99 a US$ 49,99, com dezenas de faixas intermediárias. A Mozilla promete lançar a loja na maior quantidade de países, línguas e moedas possível, mas não divulgou ainda a lista inicial. Uma pista pode estar nas línguas disponíveis na página da versão beta: são 36 ao todo, incluindo Português do Brasil.

A ideia é que os apps adquiridos na Mozilla Marketplace possam ser utilizados pelo consumidor não apenas em um aparelho com Firefox OS, mas através do browser Firefox em qualquer outro device, como desktops e smartphones Android. "Queremos devolver o controle ao usuário, para que acesse seus apps de qualquer lugar", comenta uma fonte da Mozilla.

Cabe lembrar que os aparelhos com Firefox OS poderão rodar qualquer aplicativo em HTML5 e não somente aqueles vendidos na Mozilla Marketplace.

Para os desenvolvedores que quiserem testar a loja, segue aqui o link.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!