O Chile é o mercado latino-americano mais desenvolvido em ofertas de triple play, o que estimula a contratação de serviços de banda larga, cuja penetração superou 6,5% no segundo trimestre deste ano. A avaliação é da Signals Telecom Consulting, que relata também grande concentração de ofertas de triple play com poucas empresas, principalmente com a maior operadora de TV a cabo do Chile, a VTR, e a maior concessionária de telefonia fixa, Telefónica CTC. A VTR responde por 50% dos acessos em banda larga e a Telefónica CTC, 42%. Em seus negócios tradicionais, a concentração é maior ainda, com a Telefónica CTC retendo 66% de market share nas linhas fixas chilenas e a VTR com 74% dos assinantes de TV a cabo.
Ao se lançarem nos novos negócios, as duas operadoras obtiveram êxito. A VTR conquistou mais de 500 mil clientes de voz, ou 16% do mercado, e a Telefónica CTC, acima de 171 mil assinantes de televisão, equivalentes a 14,57% de participação. No caso da Telefónica, foram calculados apenas os clientes de DTH. Recentemente, a empresa lançou também IPTV em algumas áreas de Santiago.
Triple play