TIM, Motorola lançam celular com Windows Mobile

A TIM, a Motorola e a Microsoft lançaram nesta terça, 24, o primeiro celular smartphone do Brasil, com o sistema operacional Windows Mobile 2003 Second Edition, da Microsoft. Segundo o presidente da TIM Brasil, Mário Cesar Araujo, o aparelho MPx220 GSM/GPRS estará disponível para os clientes da operadora na segunda quinzena de setembro e poderá ser utilizado em todo o mundo porque é quadriband. ?Em alguns países da América Latina e algumas cidades dos EUA, a freqüência utilizada é diferente do resto do mundo – 850 MHz para GSM -, e além dessas regiões, esse aparelho também funciona na Europa e Ásia?, explica.
Como tem o sistema operacional Windows, o modelo permite que o usuário acesse pelo celular os mesmos programas da Microsoft que operam em seu PC, como Outlook, Internet Explorer e Windows Media Player. Além disto, é possível ao assinante visualizar programas como Word, Excel e Messenger.
A Microsoft também anunciou que colocará disponível para a sua rede de desenvolvedores um kit de ferramentas, para a programação de aplicativos próprios para o celular. A idéia é usar a arquitetura .net, baseada em XML, como uma alternativa ao sistema para celulares Brew, da Qualcomm, ou Simbian, da Nokia e outros desenvolvedores. ?Vamos levar o ambiente de PC que conhecemos bem para o mundo celular?, afirma o gerente de desenvolvimento de negócios da Microsoft Brasil, Celso Winik.

Notícias relacionadas
A expectativa da TIM é vender, até o final deste ano, cerca de 20 mil unidades do MPx220, principalmente para o mercado corporativo. O preço sugerido é de R$ 2,3 mil para pré-pagos e R$ 2,6 mil para pós-pagos.
Entre o final deste ano e início de 2005, a Motorola deverá lançar uma versão em Edge. ?A estratégia inicial de lançar em GPRS é porque toda a rede GSM da TIM já suporta esse protocolo de transmissão de dados e isso incentivará o uso. Mais para frente, ofereceremos os mesmos recursos em uma velocidade maior (o Edge pode alcançar 240 kbps)?, explica o diretor geral da Motorola no País, Luis Carlos Cornetta.
Além da versão em Edge, a Motorola e a Microsoft anunciaram que poderão criar uma versão para CDMA caso as operadoras do Brasil e de outros países se interessem pela tecnologia. O contrato com a TIM não é exclusivo, portanto outras operadoras GSM poderão solicitar aparelhos com esse sistema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!