Osmar Dias critica duramente proposta da Ancinav

O senador Osmar Dias (PDT/PR), presidente da Comissão de Educação e da Subcomissão de Cinema e Comunicação do Senado, bateu duro contra a proposta de projeto de lei que cria a Ancinav durante seu discurso em plenário nesta terça, 24. Começou dizendo que o governo ?justapõe métodos e práticas obscurantistas, emboloradas, fora do tempo, do espaço, do País? ao propor ?investidas no sentido de coagir e de restringir a imprensa, a televisão e as atividades culturais no Brasil?.
Osmar Dias disse aos senadores que se não fosse o esforço da Comissão, a proposta de criação da Ancinav teria sido encaminhada por medida provisória. ?Não se formula política cultural na base da canetada; os assuntos são amplos, polêmicos, interdisciplinares; por esses motivos, o foro adequado de discussão é o Congresso Nacional?. Osmar Dias insinuou, ironicamente, que o presidente Lula não compareceu ao encerramento do festival de Gramado temendo ?um complô maquiavélico para, em uníssono, bradar contra as boas intenções do Governo com seu anteprojeto para a Ancinav?.

Defesa das agências

Notícias relacionadas

Segundo o senador, setores do atual Governo ainda não absorveram a transição de um modelo de Estado interventor para um Estado regulador, ?que zela pela estabilidade dos diversos setores da economia por meio das chamadas agências reguladoras?. O senador defendeu independência para as agências reguladorase diz que o anteprojeto que cria a Ancinav é possível notar ?um autoritarismo e uma paixão pelo dirigismo típicos daqueles que não fazem a menor questão em diferençar políticas circunstanciais de Governo das políticas perenes, suprapartidárias, de Estado?. Em seu discurso, Osmar Dias diz que ?o malsinado anteprojeto que visa a criar a Ancinav não se contenta em regulamentar e fiscalizar a produção cultural. (…) a minuta quer controlá-la, domesticá-la, de acordo com os mais modernos preceitos divulgados pela vanguarda soviética. Ou seria albanesa??
Depois, Osmar Dias fez críticas a pontos específicos do projeto, destacando o inciso I do artigo 43. ?Se se quer ampliar o papel que a Ancine?, disse o senador, ?que vem desempenhando com razoável êxito, temos os meios e os foros adequados para fazê-lo. O problema é que este Governo não quer ampliar a Ancine, quer extingui-la para colocar outra agência em seu lugar?.

Sintonia

O discurso e as posições do senador Osmar Dias, que estão em sintonia com os editoriais dos principais grupos de mídia brasileiros, foram aplaudidas ou elogiadas por outros senadores, como Gerson Camata (PMDB/ES), Sérgio Cabral (PMDB/RJ), Eduardo Azeredo (PSDB/MG), Julvêncio da Fonseca (PDT/MS) e Hélio Costa (PMDB/MG). Note-se que grande parte dos apoiadores é do mesmo partido do ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, o que pode ser um problema futuro para o governo. Além disso, a Comissão de Educação do Senado, presidida por Osmar Dias, será um dos principais locais de discussão do projeto da Ancinav, pois é a comissão específica para esse tipo de assunto no Senado. Uma primeira audiência pública já foi aprovada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!