Na área de billing, a mais nova tendência é buscar a integração entre o sistema de faturamento e o gerenciamento de pedidos. Essa é a opinião de especialistas desse segmento que participaram do seminário ?Billing, OSS, BSS Latin América? nesta terça-feira, 24, no Rio de Janeiro. ?Erros nas informações provenientes do setor de vendas geram muitos problemas e perda de receita?, afirmou Neil Philpott, diretor mundial da área de billing da Amdocs. ?É preciso ter certeza de que tudo o que foi pedido pelo cliente será faturado. Há pedidos longos, que levam meses para ser cumpridos, como a instalação de uma VPN. Nesses casos, é comum ocorrerem erros?, comentou Birger Thorburn, CTO para América Latina e Caribe da CSG.
Outras tendências destacadas pelos executivos são a convergência dos sistemas de faturamento de clientes pós e pré-pagos de telefonia celular e a adaptação para o billing de dados. ?A maioria dos sistemas atuais não está preparada para o crescimento dos serviços de dados?, afirmou Thorburn. Além disso, existe o desafio da própria consolidação de sistemas diferentes dentro da mesma empresa. ?Recentemente, visitei um cliente nos EUA que tem nada mais, nada menos, que 40 diferentes sistemas de billing. É praticamente um para cada serviço?, relatou o executivo.
Billing