A operadora de satélites Viasat anunciou nesta quarta-feira, 24, uma nova solução de conectividade para comunicações de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR) em operações militares.
A tecnologia – chamada de AIR-IQ – será lançada comercialmente "em breve" e mira auxiliar operações militares no campo de batalha. A conectividade para ISR oferece uma compreensão de 360 graus de zonas de conflito e foi projetada para atender aos "intensos requisitos" de governos em missões tripuladas e não tripuladas.
"Disponível nos próximos meses, o AIR-IQ terá a capacidade de alternar entre conectividades de baixa e alta taxa de transferência, conforme as necessidades da missão. Essa capacidade automatizada visa eliminar atritos, otimizar eficiência de banda e custos e oferecer velocidades mais altas quando necessário, com transferências de dados acima de 10 Mbps", apontou a Viasat.
A tecnologia será entregue aos governos pela Viasat e suas redes parceiras, com ajuda de aplicações de redes definidas por software. A atual frota de satélites da Viasat – juntamente com seus futuros satélites previstos para entrar em serviço nos próximos quatro anos – está projetada para fornecer cobertura global e maior capacidade onde for necessária (incluindo na região do Ártico), para atender às demandas governamentais e de missões ISR.
O AIR-IQ fornecerá conectividade multibanda para operações em áreas congestionadas nas bandas Ka (comercial e militar), Ku e L, permitindo que os clientes acessem diferentes serviços e mudem entre as frequências conforme necessário, segundo a empresa, além da possibilidade de operar com outras redes.