Com 92% dos lares digitalizados, Recife deve ter 'apagão' analógico nesta quarta-feira

Foto: stock.tookapic.com/Pexels.com

Com 92% dos domicílios digitalizados, o desligamento do sinal analógico da TV aberta no Recife e mais 13 cidades adjacentes deve ser confirmado para esta quarta-feira, 26. A pesquisa de aferição da digitalização apresentada nesta segunda-feira, 24, no grupo de trabalho que compõe o Gired (grupo de implantação da digitalização da TV), mostra que o percentual de lares aptos a receber a programação digital superou o mínimo estabelecido pelo governo. A decisão final deve sair nesta terça-feira, 25, na reunião do grupo.

Os números surpreenderam o GT, que previa anteriormente a possibilidade de adiamento do switch-off analógico, em função das fortes chuvas que ocorreram no Estado neste mês e a grande quantidade de televisores de tubo, em torno de 44% nos domicílios das faixas D e E. Porém, mesmo nas cidades adjacentes o nível de digitalização é de 92%.

A distribuição de kits com antena, conversor e controle remoto também está avançado no Recife. Até a semana passada 82% dos 608,2 mil beneficiários dos programas sociais do governo federal já haviam sido entregues. A distribuição permanecerá por mais 45 dias após o desligamento do sinal analógico.

Notícias relacionadas

Salvador e Fortaleza

O Ibope também apresentou os números iniciais da digitalização em Salvador e Fortaleza, que têm o switch-off analógico marcado para 27 de setembro. Em Salvador, o percentual de lares aptos a receber a programação digital é de 85% – média entre os 87% da capital baiana e os 77% apurados nos outros 19 municípios que serão atingidos. Nos 15% dos lares analógicos, 90% têm televisão de tubo. A distribuição de kits nessas cidades está em 49% dos 527,2 mil previstos.

Em Fortaleza e nas 14 cidades próximas, o índice de digitalização é menor, de 73% – média de 74% da capital e 68% do entorno. Dos 24% de domicílios só com TV analógica, 90% têm televisão de tubo. A distribuição de kits, entretanto, está devagar: foram entregues apenas 19% dos 607,2 mil previstos.

Em Juazeiro do Norte e mais quatro cidades cearenses, que também podem der o sinal analógico desligado dia 27 de setembro, o percentual de digitalização é de 43%. A distribuição de kits também ainda é pequena, só 18% dos 104,3 mil previstos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!